Então, você está interessado em aprender a voar aeromodelos? Este artigo dará a você algumas informações básicas para te ajudar a começar.
Um dos pontos de partidas mais úteis é: não começar sozinho e aprender o máximo possível de coisas antes de decolar seu avião. Você também pode associar-se a um clube regularizado.
Hoje em dia já é possível aprender aeromodelismo através de curso online.
O curso online vai te auxiliar a aprender, desde a construção até a pilotagem dos modelos, dando dicas úteis, além de você conhecer uma gama variada de modalidades e pilotos ansiosos em compartilhar dicas, truques e decorrer sobre modelos.
Escolhendo um modelo de avião
Se você está começando, é essencial escolher um avião treinador adequado como seu primeiro modelo. Você pode achar lindos aqueles modelos em escala, pendurados nas lojas de aeromodelos, mas eles não são práticos para um primeiro modelo ou mesmo um segundo.
O treinador típico é um modelo de asa alta, com estabilidade suficiente para permitir ao modelo voar “sozinho” enquanto o iniciante observa suas mãos, e ser capaz de voar vagarosamente o suficiente para dar tempo de pensar.
Um modelo maior tem a vantagem de ser mais fácil de ver, e pode também ter a vantagem de ter um vôo mais suave, porém pode exigir mais recursos na hora da construção ou de reparos.
Os aeromodelos devem ter pelo menos 3 funções: aceleração, profundor e leme e, embora o iniciante esteja usando os serviços de um instrutor, não há razão para que o treinador não tenha controle de aileron também.
Usualmente deve se usar para sistema de trem de pouso o triciclo ou seja com bequilha dianteira, em vez de bequilha na cauda, o triciclo é mais fácil de se manobrar no solo. O motor deverá ser facilmente acessível e, de preferência, montado verticalmente ou lateralmente.
Pequenas dicas na hora da compra
· Fuja das lojas cujo dono ou vendedores não sejam aeromodelistas;
· Não aceite que lhe seja empurrado grandes modelos ou o rádio último tipo;
· Verifique se os manuais estão em português;
· Pesquise os preços. Muitas lojas no Brasil entregam por correio;
· Verifique a freqüência do rádio e não compre caso não sejam as homologadas para o aeromodelismo no Brasil.
Rádio Controle
Há uma extensão imensa do equipamentos disponíveis de rádios, do simples 2 canais até multicanal, multi-computador de memórias. Como um novato você deverá procurar, pelo menos um rádio de 4 canais.
Se o seu orçamento permitir, compre um de 6 canais; você pode sempre adicionar mais servos, mas usualmente não é fácil adicionar canais extras uma vez que você, quando estiver voando sozinho, vai querer empregar as facilidades extras. Pela mesma razão, vale a pena comprá-lo com tantas facilidades, memórias de modelo de misturadores e etc.
Você não tem que usá-los inicialmente, mas será muito melhor tê-los disponíveis quando você estiver pronto, em vez de ter que vendê-lo para adquirir outro rapidamente.
Qualquer loja de aeromodelo deverá ser capaz de fornecer a você um pacote adequado: ele deverá ter transmissor, receptor, pelo menos 3 servos e bateria Nicad empacotada e carregador de baterias.
Motor
A seguinte recomendação é obviamente feita para motores com combustão interna. O tamanho do motor é determinado pelo modelo você escolheu, que pesará na decisão entre motores 2 tempos ou 4 tempos.
2 tempos é menos complicado mecanicamente e geralmente, são mais baratos; também requerem menos manutenção. Entretanto, a menos que você queira um motor mais silencioso deve optar pelo 4 tempos, porém lembre-se que este tipo de motor requer maior manutenção e cuidados com suas válvulas.
Aprendendo a voar
Os mais importante para ajudar a voar no início é procurar um bom curso de aviões de controle remoto, de preferência, algum que já tenha muitas indicações.
Não é impossível você aprender sozinho, mas, a menos que você queira passar mais horas consertando o modelo do que voando, o curso aumentará as chances de você levar seu modelo inteiro para casa, reduzindo seu tempo no aprendizado.
Um instrutor também ensinará você a fazer um pré-check em seu modelo para assegurar-se que está seguro e se os comandos estão trabalhando na direção certa, um hábito que todos os pilotos, mesmo os mais experientes devem ter.
As tonturas no início são normais e logo passam se você fixar seus olhos no modelo.